TERREIRO GRANDE E CRISTINA BUARQUE EM UMA ILHA HISTÓRICA (GRÁTIS).

Terreiro Grande e Cristina Buarque em uma Ilha histórica - www.giro0800.com

Vai acontecer um momento muito especial para quem gosta de samba, é o encontro da grande cantora e compositora Cristina Buarque com o grupo Terreiro Grande de São Paulo. Cristina conheceu o grupo de São Paulo em encontros informais. Sem microfone e nem palco, na nobre tarefa de retomar a obra dos antigos mestres.

Essa Maravilha vai acontecer em uma Ilha muito gostosa de frequentar e passear com a família, é a ilha de Paquetá no Rio de Janeiro. Tudo isso vai acontecer no Iate Clube de Paquetá.

Uma breve história de Paquetá. O primeiro registro que temos da ilha é de 1555, quando André Thevet, cosmógrafo da expedição de Villegaignon, descobre Paquetá em sua missão para fundar a França Antártica. Esse registro é anterior à própria fundação da cidade do Rio de Janeiro. Em 18 de dezembro de 1556, o Rei da França, Henri II,  reconhece as descobertas de Thevet (que na realidade ocorreram em dezembro de 1555) e nessa data é hoje celebrado o aniversário de Paquetá.

Paquetá é um bairro do município do Rio de Janeiro, vinculado à subprefeitura do Centro da cidade (AP-1 - Área de Planejamento-1).

Para os comunitários, a ilha está ainda dividida em dois "bairros":

O Campo (nome herdado do “campo” da Fazenda São Roque, o lado norte da ilha, voltado para o fundo da Baía de Guanabara e Serra dos Órgãos – Dedo de Deus).

A Ponte (nome adquirido da ponte de atracação das barcas), o lado sul da ilha, voltado para o Rio de Janeiro e a entrada da Baía.

Essa subdivisão da ilha é importante na cultura local e foco de rivalidade nos times de futebol, nos blocos de carnaval, nos amores, etc. O bairro Paquetá é completamente atípico em relação aos outros bairros da cidade.


Antes de formarem o grupo de samba Terreiro Grande, os integrantes faziam parte do Grêmio Recreativo de Tradição e Pesquisa Morro das Pedras, agremiação de sambistas, fundada em 2001, que desenvolvia um projeto social na comunidade do Morro das Pedras. Ao mesmo tempo em que recuperavam a história de grandes sambistas do passado, atuavam junto à comunidade carente de São Matheus, berço do projeto. Segundo um de seus fundadores, o músico Roberto Didio: “O Grêmio tem como ideal maior defender, cultuar e pesquisar o samba e suas tradições”. O trabalho social acompanha nossa trajetória. Ele faz parte do nosso histórico de fundação. Regularmente, como forma de resgate e preservação.


O Terreiro é composto por Renato Martins, Roberto Didio, Luizinho Ladrão, Neco, Miséria, Cabeça, Ery, Edinho, Careca, Lelo.

SERVIÇO

TERREIRO GRANDE E CRISTINA BUARQUE EM UMA ILHA HISTÓRICA (GRÁTIS).

Data: 03/05/2014
Local: Iate Clube de Paquetá
Paquetá – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 14 horas.

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Delivered by FeedBurner

Um comentário:

Mônica Manhaes disse...

Ilha Maravilhosa!!!