O tambor de aleluia é uma festa de confraternização que neste ano está completando 12 anos. A festa é realizada pelo grupo As Três Marias – Núcleo de Folguedos Brasileiros, no intuito de reunir a cultura do Maranhão e outras festividades brasileiras no Estado do Rio de Janeiro.
Para crianças, jovens e adultos, misturando o religioso com o profano, através de ritmos e danças. No período da quaresma os tambores param de soar em muitos lugares do Brasil e retornam no sábado de aleluia. No Maranhão, os batuques renascem neste dia, como um símbolo de resistência à festa e alegria.
É um momento de celebrar a cultura e festejar os encontros. É hora de reunir. A festa inicia com uma brincadeira cantada para crianças trazendo; às senhoras caixeiras do Maranhão, que irão “rezar” e cantar uma ladainha, com toque de caixa de divino, para o altar formado dentro da casa, mostrando a necessidade em criar um elo da festa com o sagrado.
Logo após a “reza”, acontecem variadas performances brasileiras com a participação de todos os presentes. É uma roda aberta para quem quiser participar e conhecer a diversidade de ritmos brasileiros.
Fazem parte da festa barraquinhas com comidas típicas, bebidas, artesanatos, exibição de fotos em telão e um som com caixas amplificadas para os grupos cantarem.
PROGRAMAÇÃO:
17hs – Paideguará Piá (atividades de cantoria e carimbó para as crianças).
18hs – Ladainha
19hs – Encontro de Bois – Abertura com cortejo do Boi Brilho de Lucas seguido de homenagem a Mestre Humberto do Boi de Maracanã com os Bois Cascudo, Muleque Garboso, Marruá,Boi do Céu na Terra, Boi da Cia Mariocas.
21hs – Coletivo Matuba – UNIRIO (coco/ ciranda/ ijexá)
22hs/ 24hs – Tambor de Crioula (As Três Marias/ Mariocas/ Tambor das Flores/ São Benedito das Flores - Paraty)
SERVIÇO
TAMBOR DE ALELUIA
Data: 04/04/2015
Local: Largo das Neves
Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 17 horas.
FIQUE ATUALIZADO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário