DIA DA MULHER NEGRA, LATINO-AMERICANA E CARIBENHA



O dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha “nasceu“ em 1992 durante 1º Encontro de Mulheres Afro latino-americanas e Afro-caribenhas. Foi fruto de uma rede política de profissionais de comunicação, cultura, acadêmicos, religiosos e áreas afins. O objetivo ao celebrar a data é, desde o início, resgatar nossa história e tirar da invisibilidade companheiras negras que sob o jugo racista e machista tiveram subalternizada sua importância histórica na formação das sociedades latinas.

Em nível nacional, em 2011 o movimento negro abraçou a data internacional e instituiu o Dia Nacional Tereza de Benguela, líder quilombola mato-grossense do século XIX.
Queremos construir um dia dedicado a nossa cultura que remonta aos continentes Africano e Americano e que é, ela mesma, já um produto plurinacional e portanto um convite aberto ao internacionalismo. Entretanto, para que deixe de ser apenas um convite, é necessário superar as características que sempre marcaram esse processo como violento e produtor das mais profundas desigualdades, e por isso não só celebramos, mas, acima de tudo, lutamos.



Os coletivos e movimentos que organizam esse evento têm o compromisso - seja através da militância anti-racista, anti-machista e socialista, na organização da juventude, pela integração latino-americana ou na luta por uma cultura popular - de ajudar na construção de uma sociedade livre da exploração e de todas as opressões.

PROGRAMAÇÃO (quase-definitiva!):

15h - aquecimento musical com os DJs da Festa Maracangalha.

15h30 - apresentação do evento / palestra: "A importância da luta da mulher negra, latino-americana e caribenha" - com Valmiria Guida, da Casa da América Latina.

15h45 - leitura de poemas com projeção de imagens.

16h - palestra: "A história da Rota d@s Negr@s no Rio de Janeiro" - com Muniz Ferreira.

16h30 - choro (A CONFIRMAR).

17h - leitura de poemas com projeção de imagens.

17h15 - palestra: "Feminicídio negro". Com Taisa Falcão.

17h40 - oficina de dança negra.

18h30 - roda de samba.

20h - apresentação da Bateria do Comuna Que Pariu! (A CONFIRMAR)
 
E mais:
 
Varal fotográfico com o Coletivo Câmera Escura
Comida Baiana da Sonia Baiana Menezes
Caldos diversos e deliciosos
Estreia do filme "EleKô" - uma realização e produção Mulheres de Pedra, e mulheres artistas.
Palestra: "Matriarcas do Jongo". Com Alessandra Mamede.


SERVIÇO

Data: 25/07/2015
Local: Praça da Harmonia 
Gamboa - Rio de Janeiro - RJ  
Horário: 15 horas.

FIQUE ATUALIZADO!
 
 



Nenhum comentário: